workshop 21 de Agosto

Convocatória

Criação de um Acervo público sobre Democracia, Cidadania e Participação na Comunidade de Vizinhos de Valadares/Vigo partindo dos materiais do Arquivo da Associação À Praça.

Datas

3, 4 e 5 de Setembro com chegada dia 2.

Inscrições

Até ao dia 1 de Setembro através do [LINK]

Local:

Sede do Alg-a Lab, Vigo

Entidades promotoras

Alg-a Lab

É um Medialab independente e funciona como centro de I+D+i em torno das novas tecnologias, das tecnologias sociais, cultura livre e cultura digital, e tem como objetivo a emancipação energética e tecnológica.

http://www.lab.alg-a.org/

Associação à Praça

Tem como principal objetivo estimular o pensamento e práticas em torno de uma visão transversal entre arte, democracia, cidadania, filosofia, economia e tecnologia, que tenham por objeto o desenvolvimento integral e sustentável das comunidades e os territórios. http://www.apraça.net

Feira Imaxinária

É um encontro em torno da Cultura Livre que aborda temáticas que envolvem as diferentes áreas da sociedade da Informação, da cultura, dos novos media, dos meios de interação digitais e que procura envolver os intervenientes na gestão e reprodução de processos culturais em rede.

Em 2015 a Feira Imaxinária será dedicada à reflexão e às formas de articulação do ‪#‎conhecimentopensamento; entre o saber popular e o académico, entre a cidadania e a aldeanía, entre o rigor e o objetivismo científico e a criação subliminar de imaginários.

Dirigido a:

Artistas de todas as áreas que trabalham a relação entre arte e criação artística, cidadania e comunidade.

Número de Participantes

Este programa de residência aberto à participação de 5 artistas.

Calendário

2 de Setembro.
Até 19h30.
Chegada e jantar de boas vindas.

3 de Setembro,
10h30 – 19h30.
Visita comentada a Valladares. Visionamento de materiais do arquivo.

4, 5 de Setembro.
Intervenção sobre os materiais.

6 de Setembro.
Apresentação pública dos trabalhos. Partilha de metodologias com a comunidade.

Oferecemos

Dormida em local comum (trazer saco-cama), refeições e espaço de trabalho.

As organizações promotoras pretendem criar um banco de artistas com vocação para criação e partilha de metodologias com a comunidade por forma a replicar a experiência durante o ano de 2016 propondo parcerias a instituições públicas e privadas.

Os objetos criados passarão a fazer parte de um acervo público registado com uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International.