Active-citizenship-survey

A Volonteurope e o European Civic Forum, rede da qual a Associação À Praça  faz parte, criaram um Grupo de Trabalho Europeu em Participação, no âmbito das suas atividades, pretende avaliar as barreiras e as potencialidades no exercício da cidadania ativa. Este grupo pretende desenvolver uma análise sobre o que significa ser um cidadão ativo, tendo em consideração as perspetivas de cidadãos europeus.

 

Existem várias e diferentes definições de “Cidadania Ativa”.  Para nós, um “cidadão” não é apenas alguém que possui um passaporte ou autorização de residência, mas alguém que contribui ativamente para a comunidade onde vive. Assim, gostaríamos inicialmente de pedir a sua ajuda e recolher a sua opinião sobre o que considera ser um cidadão ativo. Iremos usar os contributos recebidos para rever a nossa definição de cidadania ativa e posteriormente preparar e realizar um importante estudo por toda a Europa designado de “Cartão de Pontuação em Cidadania Ativa”.

 

A sua ajuda nesta primeira fase é muito valiosa para nós, como tal agradecemos a sua disponibilidade e colaboração.

link para a versão do questionário em português:
https://www.surveymonkey.co.uk/r/NCGWW9F

Nota: Existe um erro no questionário relativamente à escala utilizada. Assim sendo, todas as questões da segunda parte do questionário devem ser respondidas usando uma escala de 1 a 5, em que 1 representa “discordo totalmente” e 5 representa “concordo totalmente”. Pedimos desculpa pelo erro e agradecemos a vossa compreensão.

link para o estudo no site da Volunteurope, onde constam as versões do questionário disponíveis em 8 línguas:

http://volonteurope.eu/active-citizenship-survey/